quinta-feira, 1 de julho de 2010

História do Boi Pirilampo

Criado em 1995, O Grupo de Arte e Cultura Popular do Maranhão Boi Pirilampo, surgiu a partir da dissidência de outro grupo com as mesmas características, o Boi de Palha, que foi criado em 1990. De lá para cá surgiram vários outros grupos parafolclóricos, alguns com vida bem curta e outros que já se encontram enraizados no contexto cultural da ilha.
O Grupo, atualmente composto por 100 pessoas de todas as idades, sexo, cor, credo, condições sociais, econômica e política, intitula-se não como grupo folclórico mas como um grupo de cultura popular.
O traje utilizado, que é sempre estilizado em todas as suas características, comumente não usa penas ou veludos, adereços essenciais para a caracterização de qualquer grupo de bumba meu boi, ao contrário o Pirilampo usa punhos de rede bordados com canutilhos, miçangas e apiteis, plumas e adereços com os mais diversos enfeites.
Sua música traz a introdução de instrumentos acústicos e de cordas em arranjos sofisticados com a mais alta tecnologia do ramo musical, além disso seus instrumentos mais rústicos como pandeirões, pandeiros, tambor onça e zabumbas não usam mais peles, e sim napas acrílicas que dispensam o uso do fogo para seu afinamento.
O Boi Pirilampo tem como características principais a representação do Bumba meu boi e apresenta em seu espetáculo os quatro sotaques existentes no Maranhão, apresentando, também, todos os personagens existentes no auto do boi ( Chico, Catirina, amo, burrinha , boi, vaqueiro, cazumbás, índios, Índias e rajados).

Performance: O Boi Pirilampo em toda a sua história reúne em torno de 1.200 (mil e duzentas) apresentações, tendo participado de vários festivais e eventos folclóricos realizados nas mais diversas cidades do Brasil e países da America do sul, em alguns momentos como o único e oficial representante do estado do Maranhão. Em seus 13 anos de existência o grupo já gravou 14 Cd’s e este ano gravou o seu primeiro DVD.

Razão do Sucesso: O Boi Pirilampo é hoje a maior atração dos festejos juninos e caiu no gosto popular por uma série de fatores, a começar pelo sentido de organização e disciplina que orienta a brincadeira, mas isso é apenas um aspecto.
Segundo a Revista Cadernos do Terceiro Mundo, que circula na África e América Latina e publicou em maio de 2000 duas páginas de reportagem sobre o Boi; "A força do grupo está na forma e na essência", o que significa dizer que "o Pirilampo seduz pela alegria contagiante que emana de seus brincantes, pelo brilho e bom gosto das fantasias, e pela simbiose de ritmos". E conclui com uma afirmativa categórica; "Quem assiste aos espetáculos dificilmente resiste aos encantos de metais, matracas, zabumbas e pandeirões reunidos num casamento perfeito".
O momento: O Sucesso do Boi Pirilampo é um movimento contagiante nos dias atuais, a bem da verdade nunca se viu um grupo folclórico tomar a dianteira com tanta rapidez. Nos treze anos que se seguiram à sua primeira apresentação o Pirilampo, sempre aparece com destaque na mídia local e nacional.
Todos se interessam e elogiam os novos sons vocais e instrumentais que são escutados nas suas apresentações. Por isso mesmo muitas são as opiniões que descrevem o Pirilampo como sendo, visual e musicalmente, o mais excitante e completo Bumba-meu-Boi que apareceu nos últimos tempos. Isso, sem perder a modéstia, preparou o grupo a humildemente desfrutar da fama, que o coloca merecidamente, porque não dizer, em primeiro lugar no coração do povo maranhense.
Por tudo isso e por fim, qualquer que seja a medida do seu gosto de sotaque, o Boi Pirilampo com certeza irá satisfazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário